Prepare-se para ser uma revolucionária

Mariana Bandarra
4 min readDec 14, 2017

--

(por Tara Sophia Mohr — www.taramohr.com)

Se os anjos tivessem sentado com você para uma conversa, enquanto você estava a caminho desta vida, talvez eles tivessem dito o seguinte (entre alguns outros comentários sobre o amor, o medo e a sua glória):

Henry Ossawa Tanner (1898)

“Veja só, meu bem, o contexto é o seguinte: você está chegando em um momento de transição.

O passado: um mundo liderado, desenhado e definido por homens.
O futuro: um mundo liderado, desenhado e definido por mulheres e homens.
O presente: a transição. Sim, nós colocamos você na equipe de transição.

A coisa mais complicada de entender, querida, é que sendo uma mulher durante este momento de transição, aquilo que existe dentro de você vai ser muito diferente daquilo que existe fora de você. O que você precisa trazer para o mundo vai ser muito diferente do que você vê diante diante de seus olhos como o status quo do mundo. No entanto, o que você precisa criar não é louco e nem errado. Na verdade, é exatamente disso que o mundo precisa.

É como se o mundo fosse todo lilás e você (e suas irmãs) vão trazer o amarelo. Ou como se tudo fosse azul e você vai trazer o vermelho."

Henry Ossawa Tanner (1929)

Isso significa que, querendo ou não, você será uma revolucionária. Você será uma revolucionária, não importando se você adora essa ideia ou se prefere ficar quietinha no seu canto e simplesmente fazer o que você faz — ser professora, enfermeira, médica, executiva, artista, mãe, avó, voluntária, empreendedora.

Você será uma revolucionária porque qualquer mulher que estiver sendo autêntica em seu trabalho vai produzir idéias e jeitos de trabalhar contrários ao status quo da sua empresa, da sua área, da sua comunidade — um status quo que foi definido por valores masculinos e por jeitos masculinos de trabalhar.

Talvez os anjos acrescentassem, ainda, o seguinte: “Se em algum momento você duvidar de si mesma ou limitar a si mesma ou silenciar a si mesma porque as suas perguntas, as suas idéias ou o seu jeito de trabalhar são tão diferentes do status quo, lembre que essa diferença é exatamente o que tem que ser. Você está aqui para criar um jeito diferente”.

Este é o trabalho difícil (e empolgante) que você tem a chance de fazer nesta rodada. É o “trabalho das mulheres” neste nosso momento específico da história.

Você não precisa fazer todo o trabalho, mas está convidada a fazer a porção desse trabalho que lhe foi dada.

Henry Ossawa Tanner (1910)

Agora, antes que você se exalte dizendo que não sabe que porção é essa, antes que você comece a se descabelar de pânico porque não tem tempo ou capacidade mental para mais nada, é bom lembrar: este trabalho não exige nenhum tempo extra. Este trabalho diz respeito a como você vive cada momento da sua vida.

Este trabalho não é algo que você tem que encontrar ou descobrir. É o trabalho que está bem na sua frente, nas maneiras em que você se sente chamada a falar, agir, reinventar, curar — nas situações imperfeitas e bagunçadas em que você se encontra, neste exato momento. Sua porção do trabalho já está sussurrando no seu ouvido — isso se ainda não estiver gritando. São as idéias que habitam a sua mente e o seu coração neste exato momento.

Só lhe é pedido que você não bloqueie aquelas coisas dentro de você que mais querem ser expressas. Deixe essas coisas fluírem e você terá feito seu trabalho revolucionário—e o terá feito lindamente.

Você não precisa fazer isso sozinha, embora às vezes você sinta que está sozinha. Você caminha nesta estrada com um mundo inteiro de mulheres que estão sobrevivendo no terreno pedregoso deste mundo, ao mesmo tempo em que renovam a terra para criar um solo mais rico, fértil e saudável. Se você procurar, começará a enxergar ao seu redor este caminho compartilhado com as mulheres na sua vida, cada uma delas trabalhando para criar um jeito diferente em algum aspecto do mundo.

Saiba que você é abençoada neste trabalho. Cada passo do caminho que você trilha neste trabalho foi abençoado, e então abençoado e mais uma vez abençoado antes mesmo de seus pés tocarem o solo. Os anjos estão rindo à toa, porque eles amam o amor, e eles veem o mundo que você está tornando possível.

Publicado originalmente em 27 de maio de 2013 por Tara Sophia Mohr, traduzido para o português brasileiro por Mariana Bandarra (tradução autorizada pela autora)

--

--

Mariana Bandarra

Criadora. Mulher mágica. Escritora de mundos. // Creator. Magical woman. Writer of worlds.